Lilypie Kids Birthday tickers Daisypath Happy Birthday tickers

quinta-feira, outubro 27, 2005

Uma gravidez diferente…


Caso eu não tivesse nascido mais cedo, a minha mãe completava hoje as 36 semanas de gravidez, mas as circunstâncias fizeram com que nascesse às 29. O período mais belo vivido até então pela minha mãe fora interrompido de forma brusca sem que ela estivesse minimamente à espera (nem eu…) e não foi fácil à mamã ter de lidar com o que sucedera. Afinal, ela sentia-se muito bem e foi uma grande surpresa quando o médico a informou que iriam fazer cesariana naquela tarde de Setembro. Ficou preocupada comigo, pois sabia que eu teria de ir obrigatoriamente para a incubadora, que teria de ser ligada, entubada e picada por diversas vezes. Nasci às 16h32 do dia 12 de Setembro e o papá foi o primeiro a ver-me logo à saída do elevador e ficou ansioso à espera da mamã que subiu bem mais tarde! Ela sentia-se muito mal… sentia-se de alguma forma culpada pelo que acabara de suceder, pela situação em que me encontrava! Ela só me pode ir ver no dia seguinte e sabes uma coisa mãe? Estava com tantas saudades tuas… tinha saudades dos sons da tua barriguita, de ouvir o teu coração, da tua voz, de sentir as tuas festinhas na barriga, do teu calor! Eu sei que na primeira vez que tu me fitaste houve uma mistura de sentimentos e sensações como jamais havias sentido: alegria, amor, ternura e muito medo do futuro… No fundo não sabias o que me iria acontecer e ao contrário do que é esperado no fim de uma gravidez eu necessitava mais dos tios e tias da Unidade de Neonatologia de Faro do que de ti e do pai e isso fazia-te surgir um enorme sentimento de culpa. Que disparate mamã! Eu nunca gostei das maldades que me faziam, mas a tua voz, o teu toque, os teus carinhos faziam com que eu tivesse força para crescer! Lembras-te da primeira vez que fui para o teu colo? Foi na noite de dia 14… Nunca mais esquecerei aquela meia hora em que fizemos a técnica do canguru… Sentir a tua pele, o teu cheiro, saber que eras tu que estavas ali comigo!!! Foi tão bom!!!
Entretanto o tempo foi passando, muita coisa foi passando… Tu tiveste a alta do hospital (sei que não foi nada fácil para ti e para o meu papá chegar a casa sem mim), eu fui crescendo a pouco e pouco, tendo pequeninas vitórias que resultaram no ganho de maturidade dos meus órgãos ainda em formação! A cada etapa passada, a cada grama ganha, tu e o papá ficavam felizes: regularizar o ritmo cardíaco, deixar o oxigénio, ter autonomia alimentar, crescer… Desde dia 23 que como na maminha da minha mamã e é muito bom, bem melhor do que aquelas sondas horríveis que me enfiavam pela boca desde que nascera, mas necessárias à minha alimentação… É bem melhor sentir a pele da mamã e ouvir o seu coração enquanto como, acreditem!
Nasci de 29 semanas e pesava 1220 gramas… Já passaram quase sete semanas e agora já peso 2015 gramas… Estou a crescer!!! A minha mamã ainda se sente grávida… Por vezes, quando está em casa acaricia a barriga como se eu ainda lá estivesse e quando vê alguém grávida pensa sempre “A minha barriga deveria estar como aquela!” Todas as manhãs corre para estar comigo logo às 9h00m e fica bem junto a mim até às 21h. O papá fica só da parte da tarde porque tem de ir trabalhar (Não sei bem o que isso é, mas deve ser um sítio onde o papá tem de ir…) e todos os dias por volta da meia-noite o telefone da unidade toca. Quem é? Os meus papás para saberem como me estou a portar!
Prevejo que não falte muito para sair do hospital e ir para casa… Estou ansiosa pela chegada desse dia… está quase! Por isso papás, o melhor é prepararem tudo, tudo, tudo!
Já não faltará muito para ir para casa! E pode mesmo ser que da próxima vez que escrever para o meu blog já esteja em casa, quem sabe?

Uma beijoquita grande para todos os que amiguinhos que visitam este blog e outra enorme para os melhores papás do mundo: os meus!

20 comentários:

Mãe Gabi disse...

Emocionante...em breve começa uma nova etapa.Estou ansiosa mesmo...

Beijocas da " TIa" Gabi Gatinha....( mais uma tia, Matilde já tens tantas!!!MAS TIA MESMO É SO 1 A TIA CRISTINA...)

Margarida disse...

Admiro imenso a tua coragem e força.
És realmente uma super mãe e a tua filha tem muita sorte de ter nascido de ti.
Bjs para vcs e um especial para a Matilde

PM disse...

Ola Matilde!!!
Estas a ficar uma menina forte!!! Falta muito pouco para vires para a tua casinha com os teus papás, que são de facto uns SUPER papás!!!
Beijocas enormes para vocês!!!

Mamã artesã disse...

Com alguma dificuldade consegui chegar ao fim da leitura deste post. Não foi por não conseguir ler mas sim porque fiquei com os olhos turvos. Não consegui evitar umas lagrimitas de emoção.
Muitas felicidades.
Jocas
Sofia

Anónimo disse...

Parece que hoje tiraste o dia, para pores toda a gente a chorar!
Fui eu, as minhas colegas a quem mostrei o teu blog... Deixas-te tudo com a lágrima no canto do olho!
És uma linda e emocionas toda a gente!
Tens todos os tios e primos (sejam eles, verdadeiros ou emprestados) ansiosos por te terem bem perto!
Adoro os teus papás, mas o amor que tenho por ti é imenso!
Beijocas grandes da tia

RB disse...

Lindo texto...
A matilde merece a mãe que tem.
Desejo-te muitas felicidades e que tenhas a tua filha em casa brevemente.
Voces merecem.
Beijinhos grandes

Carla Santos Alves disse...

Lindo!
Comovente!
Sereno!

Muitas felicidades!

Bjs
Carla

silvia disse...

Espero do fundo do coração que logo logo a Matilde chegue a casa, para o seio da sua família que tanto a ama.

Biejinhos e muita saude para todos

Cláudia disse...

Espero que já falte pouco para a Matilde vir para casa, não pude deixar de ficar comovida com tudo o que li. Acho que são uns super pais e para ti Marlene um grande beijo e abraço bem apertado e cheio de força para que possas continuar a ser como és.

Beijocas

Cláudia e Dani

Magnólia disse...

Desejo que voltes para casa depressa fofinha! Para os braços da mamã e do papá que tanto Amor têm para te dar.
Vai tudo correr bem de certeza.
Votos de muitas felicidades.
Tenho uma sobrinha que nasceu aos 6 meses de gestação e teve 3 meses internada.
Só o pai e a mãe é que a conheciam.
Restante familia só a conheceu passados 3 meses.
E hoje em dia é uma menina saudável e forte.
Tu também serás. Força!!!
Bjokas

Anónimo disse...

Já falta pouco para conheceres os tios (e falo mesmo dos TIOS). Um, está quase a chegar de uma ausência prolongada e o outro, está mortinho para te conhecer e para fazer contigo a inauguração do teu quartinho ;)
Beijos do tio Sérgio

Mamã disse...

Se por um lado vocês têm sorte por ter uma filhota tão forte, ela tambem tem imensa sorte de ter uns pais como vocês.
Desejo-vos tudo de bom
Bjs

Raquel Alabaça disse...

A técnica do Canguru é mesmo muito boa, eu tb fiz com a Sara.

Espero que a próxima visita que fizer aqui, já possa ler que a Matilde está em casa.

Força Matilde, és uma vencedora!

Beijos

Raquel e Sara

Anónimo disse...

Mil beijokas !!!!
Está quase Matilde !!

a mamã Paula disse...

Estou de lágrima ao canto do olho, depois de ter visitado o teu blog e ter lido os teus últimos post.

Já vi que apesar de tudo, agora as coisas estão mais encaminhadas.

Muita força para todos

Bjs
Paula

PS: quando puderes visita-nos omeupestinhahenrique.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá Matilde!
Espero que dentro em breve já estejas na tua casinha com os teus papás:)

Gambozina disse...

Apareci aqui por acaso, e ainda bem. Que história bonita... com um final muito feliz, aposto!
Não conheço a tua Mamã, Matilde, mas acho que é uma tonta ;) Não devia sentir-se culpada!!! O que vale é que o amor que tem por ti fá-la esquecer esses sentimentos todos, principalmente quando fores para casa com ela!
E que esse dia seja o recomeço de uma vida muito feliz para ti e para os teus papás. Vou passando para saber novidades!

Anónimo disse...

Sabes princesa, já estou cheia de saudades tuas, do teu cheirinho bom de bebé...
Foi muito bom ter-te no meu colo,ver as boquinhas que fazes, os teus sorrisinhos...
És uma linda e adoro-te tanto, tanto, tanto...
Beijokitas da tia

Anónimo disse...

Queros mais novidades e mais fotos !!!!!
assinado: as anjes !!!

RB disse...

QUEREMOS NOVIDADES!!!!!!
FOTOS, FOTOS!!!
ENTÃO??????????????