Palavras da mamã...

Hoje o Bruno faz um aninho!!! Como o tempo passa… Há um ano atrás o Bruno nasceu no Hospital Distrital de Faro com 760 gramas e 25 semanas de gestação. Passado um mês e meio nasceu a Matilde… Passado outro mês e meio saíram os dois da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do HDF. Foram colegas de incubadora, colegas quase inseparáveis… Quando os dois foram para a sala dos berços, faziam sempre o que o outro fazia: se um chorava, o outro chorava; se um bolçava, o outro bolçava… Pareciam gémeos… Saíram os dois no mesmo dia, a 28 de Outubro de 2005!
Nós, as mães ficámos amigas… É como se nos conhecêssemos de sempre! Confesso que sinto um enorme carinho e ternura pelo Bruno e pela Maria João, a sua mamã, uma amizade daquelas que não se explica, das que se sentem, das que são verdadeiras! Eles moram longe, em Paris, mas quis o destino que numa habitual vinda de férias a Portugal o Bruno nascesse, quando supostamente ainda faltava muito tempo para nascer! As nossas vidas cruzaram-se no Hospital e para sempre ficaram enleadas uma na outra… Com ela partilhei a fase mais complicada da minha vida… Não é nada fácil ser mãe de um grande prematuro… Tudo o que idealizei durante 29 semanas de gravidez rapidamente se dissipou quando nos dizem que a bebé terá de nascer, pois não tem condições de sobrevivência na nossa barriga, apenas com 1200gramas!!! A incerteza, o receio e a angústia invadem o nosso coração, a nossa cabeça… Consome-nos!!! O prognóstico reservado, a incerteza da sua sobrevivência… As sondas, os fios, os monitores… Na mãe do Bruno encontrei a companheira que tanto me ajudou quando eu me sentia a fraquejar, quando as minhas forças desvaneciam… Vivemos tanta coisa juntas… as duvidas, o medo, as pequenas grandes vitórias dos nossos filhos… Cada grama ganha enchia de vida o nosso coração que durante todos aqueles dias viveu tão apertado! O ganho de maturidade, a regularização dos valores monitorizados fazia-nos sorrir e acreditar no amanhã!
O amanhã chegou e hoje o Bruno completa o seu primeiro aninho! Não o vemos há cerca de três meses, quando vieram numa visita relâmpago a Portugal! E que lindo e grande que ele estava! Não duvido que assim continue… Ficou combinado que ainda este ano ou em 2007 iríamos a Paris visitá-lo! E iremos! Quero que eles continuem amigos! E que nós, as mamãs, continuemos a com os nossos telefonemas mensais para sabermos como estão os nossos tesouros! Confesso que hoje acordei emocionada e ao escrever este post não consegui conter umas quantas lágrimas que inundaram os meus olhos! Sinto-me feliz!!! Os nossos filhos estão óptimos, lindos… Maravilhosos!!! E como é bom vê-los crescer… e como é bom saber que eles estão bem!!!
Parabéns Bruno! Parabéns mamã!!!
Nota: É impossível relembrar esta fase da minha, das nossas vidas, sem recordar com enorme carinho toda a equipa da UCI Neonatal do HDFaro! Obrigada pelo profissionalismo, pela entrega, pela amizade! Obrigada por nos fazerem felizes!!!