Lilypie Kids Birthday tickers Daisypath Happy Birthday tickers

segunda-feira, outubro 23, 2006

Música e mais música

Sábado de manhã a Matilde começou uma nova actividade: Música para bebés. Uma vez por mês durante oito meses.

Chegámos à Biblioteca Municipal de Albufeira cinco minutos antes da actividade ter inicio e a Cuquinha dormia profundamente! Entrámos na sala e tudo estava preparado para acolher da melhor forma os bebes: um espaço bastante luminoso e amplo, limitado no centro por almofadões de cores variadas para os pais se sentarem e cadeiras ao fundo. Ocupámos os nossos lugares: o fotógrafo da família - o pai - ficou encarregue de fazer a reportagem fotográfica por isso sentou-se na cadeira, eu sentei-me na almofada com a Matilde ainda a dormir. Depressa acordou e ficou muito séria, pois não percebeu onde estava; depois de ter mirado tudo e todos muito bem foi para o chão e nunca mais ninguém a segurou: meteu-se com toda a gente e toda a gente se meteu com ela pelos seus totós e pelo seu sorriso fácil e espontâneo. Dançou, brincou que se fartou com os meninos que por lá se encontravam, bateu palminhas (muitas, muitas…) e andava sempre atrás do músico enquanto este tocava violino! Do repertório constaram músicas conhecidas como O balão do João, os Parabéns, e muitas mais! A Matilde adorou esta actividade pela brincadeira, pela música, por estar a explorar um novo espaço…A meio da actividade, veio a gatinhar do fundo da sala em direcção a mim e deu-me um abraço daqueles abraços cheios, especiais, quentes, aconchegantes… Retribui, beijei-a e acariciei os seus caracolitos!!! Uma nova música começou e a Matilde dirigiu-se de imediato atrás do músico, atrás dos meninos!!! Como ela estava feliz!!! E nós, ao vê-la assim, estávamos completamente embevecidos!

Desde muito cedo que habituámos a nossa filhota a ouvir música. Durante a gravidez, eu e o pai ouvíamos vezes sem fim uma música muito bonita e para nós muito especial: a Barcarola de Offenbach! No dia em que a Matilde veio para casa, colocámos essa mesma música a tocar… A Matilde arregalou os seus olhitos e não tenho dúvida alguma em como reconheceu a música! Ainda hoje, enquanto a embalo, trauteio essa mesma música (entre outras) e ela adormece calmamente… Num sono tranquilo até de manhã!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

E que feliz e contente fica ela sempre que ouve música. São sorrisos e gargalhadas, além de se fartar de dançar.

Gabriela disse...

A música tem de facto um efeito calmante, se habituarmos desde a gravidez os bebés a ouvi-la.
Pode também ser um estimulante... viu-se na Matilde... ela sentia-se feliz, ao ponto de te vir agradecer aquele momento!
O Ricardo adora ouvir-me cantar. Ainda não se apercebeu que a mãe canta mal! lol
Beijocas
Gabriela

Smas disse...

Eles gostam todos tanto de música, nao é?
A minha adora o Twinkle, twinkle little star que é a música de quase todas as caixinhas de música para bebé.
Bjs

Anónimo disse...

Olá, a Liane também adora música, ele pede-nos para ligar o rádio no quarto. Também ouvia música enquanto grávida, música que gostava e músicas próprias para o meu estado, ela reconhece-as e fica super calma.
Muitos beijinhos.

Raquel Alabaça disse...

Eu acredito que eles se lembram das músicas que ouviam ainda na barriga.

Bjs

Dois Rebentos (de Soja) disse...

Deve ter sido muito giro! Nós fomos ver a Dança para bebés este fim-de-semana, e a Ju esteve o tempo todo muito atenta e a aprender coisinhas novas...vamos ver se conseguimos ir agora em Novembro novamente, faz-lhes muito bem.

Bjs

Dois Rebentos (de Soja) disse...

O encontro é dia 9 de Dezembro, com troca de prendinhas para os pequeninos...ainda está em votação no blog qual o local do mesmo.

Bjs

Susy disse...

k bom! Não há de a voss Princesa ser feliz e ter um sorriso fácil de obter... com tanto miminho, só podia mesmo ser assim.
Fico feliz, só tenho cada vez mais pena de não nos termos visto naquele dia...
Jinhos doces
susy